segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
REFLEXÕES MÊS DE DEZEMBRO
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: VIVIANE RESENDE
Formador (a) Municipal/Estadual: ALEIDE JOSSE RODRIGUES ATAIDE COSTA
Estado: MARANHÃO Município: BURITI
Nº de cursistas: 38
Mês de referência :Dezembro /2009
RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – GESTAR II
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: VIVIANE RESENDE
Formador (a) Municipal/Estadual: ALEIDE JOSSE RODRIGUES ATAIDE COSTA
Estado: MARANHÃO Município: BURITI
Nº de cursistas: 38
Mês de referência :Dezembro /2009
RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – GESTAR II
No dia 27 de novembro de dois mil e nove foi aplicado o TP-6 fazendo-se uma retomada a unidade 23 por meio de perguntas iniciais; no período matutino e no período vespertino foi organizado os grupos para oficina do TP. Eles trouxeram os livros que supostamente seriam adequados para suas salas e houve uma troca de livros e planejamento para suas séries , junto com a análise dos mesmos para suas respectivas salas. No dia cinco de dezembro foi iniciado o TP-1 com a ressalva de terem estudado antecipadamente as unidades 1 e 2; foi dividida a sala para a análise do TP e percebeu-se que algumas unidades estavam bem interessantes ,outras não. A unidade 4 que aborda a intertextualidade de forma marcante e relembra algumas situações já estudadas foi a mais comentada.
A oficina foi marcada para o próximo encontro, houve plantões pedagógicos nestes intervalos quinzenais e percebeu o envolvimento dos cursistas a PREVISÃO para o encerramento seria dia 19 de dezembro como ainda não concluímos o tp 2 precisa-se aplicá-lo , combinamos que em virtude das férias Retornaremos em fevereiro as atividades.Recebi vários portfólios dos cursistas, isso é uma conquista , pois recebi as atividades que os mesmos mencionavam em suas reflexões . Nesta quinta feira teve um momento do projeto contador de histórias do povoado BELÉM QUE É UM ASSENTAMENTO e os alunos das séries finais contam as histórias para as séries iniciais. Bem interessante e envolveu vários atores; O gestar II é um incentivo para os docentes de BURITI, e ao mesmo tempo retrata a realidade em que os mesmos se encontravam. A demora para finalizar nossa atividades são os excessos de feriados, falta de tempo para o estudo que conseqüentemente compromete, o que procurei organizar os plantões e as visitas às escolas e a estes encontros quinzenais de tal forma que não desistissem.Além da forma de trabalhar com os tps que ora ou outra precisava parar um pouco para aprofundar em determinados assuntos, para que os mesmos não ficassem com dúvidas. Estas adequações são necessárias, e valoriza cada vez mais as formações, esta organização das aulas precisam ser revistas, bem como o tempo para os estudos a nível municipal para que os resultados sejam sempre satisfatórios.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
RELATÓRIO MENSAL
RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – GESTAR II
Nos dias 06 e 07 de novembro o acompanhamento dos projetos continua na Zona Urbana e Zona Rural com resultados positivos com todos os cursistas que já elaboraram os projetos e começaram a executá-lo. No dia 10 de novembro foi organizada uma estratégia inspirada no Seminário de avaliação que foi adiado, com duração de quatro horas pela manhã, apriori seria um encontro regional. Como não foi possível organizaram-se os cursistas do município para que pudessem expor seus projetos em andamento, suas atividades positivas, e exporem seus trabalhos mais significativos reflexo do Gestar II em suas salas de aula; foram convidadas as turmas de Língua portuguesa e cursistas da turma de Matemática, além das autoridades, pais e alunos. Foram relatadas e expostas experiências incríveis. Uma escola do POVOADO FAZENDA NOVA trouxe os alunos representante do sexto, sétimo e oitavo ano para apresentarem seu projeto. Aproveitando a oportunidade o poder executivo e o legislativo estavam presentes e no final fizeram também suas considerações a respeito dos trabalhos, foi interessante, pois foram também observados nas falas dos cursistas e formadores a dificuldades para execução dos mesmos.
Na ZONA RURAL é notável o entusiasmo desses alunos e professores com os projetos, algo que pude comprovar em uma das visitas por meio de suas apresentações e engajamento com o desenvolvimento do mesmo; registrei e documentei, são duas horas de viagem para chegar no local, mas o agendamento foi confirmado e gravamos depoimentos dos professores envolvidos e dos alunos.
Neste sábado dia 14 de novembro pela manhã foi feito leitura dirigida sobre a “escola e amizade” de Celso Antunes retomando que em nossas aulas esta experiência, esses agrupamentos, tem que se fazer presente, tanto por parte do corpo docente como o discente. Falaram sobre o AVANÇANDO NA PRÁTICA do tp-6 que foi realizado na quinzena em sala, observa-se também como não tinham costume de trabalhar com os projetos, por conta de terem que continuar aplicando o projeto, alguns achavam que não se fazia necessário aplicar os avançados.Percebi isto na ausência dos relatos de alguns. Em seguida iniciou-se a retomada a unidade 23 com a revisão e edição, as estratégias ....E ao longo das discussões alguns comentaram que já adotaram esta prática em sua salas, fato que contagiou e inspirou muitos após a adequação dos avançados na prática da página 141 e 152,dois grupos foram separados e organizados para planejarem e fazerem as possíveis adequações tendo em vista que acharam um nível muito alto para suas salas.Foi bem interessante os professores se sentirem na condição de aluno e poderem também conciliar isso com sua práticas, o grupo que ficou com as gírias no final dramatizou com sua colega um diálogo apropriando-se desta linguagem. Foi lido também o ampliando nossas referências e comentou-se a próxima unidade 24 referindo-se as literaturas para adolescente fazendo suas respectivas críticas sobre a unidade. Também foi solicitado aos mesmos que trouxessem obras literárias adequadas as séries com o qual trabalha para realização da oficina 12 no próximo encontro. Foram muito exitosos e proveitosos estes dias pois o engajamento desta sala é notável e precisa constantemente de estímulos, de detalhes que muitas vezes desconhecem, mediando sua dificuldades e trazendo a segurança pelo seu trabalho, sua criatividade que outrora parecia adormecida, esquecida e que com O GESTAR II despertou, lembraram-se de que é possível nos maiores desencontros e desconfortos que possam passar com seus alunos vale a pena passar oito, dez ou mais horas estudando, dedicando-se a realizar o melhor ,independente de qualquer situação. A avaliação foi feita oral e colocaram que esses encontros inclusive este, tem sido cada vez mais gratificante e valioso para todos.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
REFLEXÕES
O Seminário de Avaliação das Atividades do GESTAR II foram maravilhosas e marcantes para todos os envolvidos. Esse momento facilitou o interesse para desempenho das ações em sala e os convidados que nos prestigiaram perceberam e confirmaram o entusiasmo dos cursistas. Momento reflexivo e surpeendente para todos,depoimentos e esclarecimentos e tesmunhos dos pais e alunos.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
SOCIALIZANDO
Este é um momento maravilhoso onde precebe-se que a criatividade de nossos cursistas é muito grande e deve ser valorizada e adotada também em sala de aula.Parabens à todos que estão dispostos a praticar de forma surpreendente seu papel, seus sonhos , sua liberdade em respeitar os limites de cada aluno.
Assinar:
Postagens (Atom)