Minha lista de blogs

quinta-feira, 4 de março de 2010

PLANO DE AÇÃO TP/6 E TP/4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
DECANATO DE EXTENSÃO – DEX
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PROGRAMA: GESTÃO DE APRENDIZAGEM, ESCOLAR – GESTAR II

PLANO DE AÇÃO
Formadora: Aleide Josse Rodrigues Ataíde Costa
Identificação: Estudo do TP4 - Unidade 15 – Mergulho no texto

Objetivos:
1. Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda a leitura do aluno;
2. Utilizar procedimento que levem à determinação da estrutura do texto;
3. Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;

PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA
Apresentação de Pauta.
1. Frase do Dia – “As palavras são entidades mágicas, potencias, feiticeiras, poderes bruxos que despertam os mundos que jazem dentro do nosso corpo;
2. Texto para reflexão – Fábula da Convivência;
3. Socialização das atividades realizadas, pelos grupos sobre as seções 1, 2 e 3 da Unidade 15: Por que e para que perguntar como chegar à estrutura do texto?
Quando queremos aprender?
4. Leitura do texto: Porque meu aluno não lê?
Produção textual – Qual o nível de leitura dos meus alunos. Que estratégias de leitura eu uso freqüentemente em minhas aulas.
5. Produção Textual Coletiva – Os Caminhos da Leitura.
LER para se informar;
LER para se Emocionar;
LER para Cantar;
LER para sorrir;
LER para conhecer;
LER para brincar.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
DECANATO DE EXTENSÃO – DEX
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenadora de Área de Formação: Prof. Dioney M. Gomes
Formadora UNB – Viviane Resende Medeiros
Formadora Municipal: Aleide Josse Rodrigues Ataíde Costa

PLANO DE AÇÃO
a) Conteúdo: Estudo do TP6 – Unidade 24 – Literatura para adolescentes
Seção 1 – Adolescentes, Leitura e Professores.
Seção 2 – A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes?
Seção 3 – Existem boas formas de explorar a literatura na escola?
b) Objetivos:
1. Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem;
2. Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes, e critérios de seleção de obras;
3. Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
c) Procedimentos Metodológicos:
1. Leitura reflexiva de um trecho do livro: Uma professora muito maluquinha – autor Ziraldo;
2. Realização de uma roda de leitura com os cursistas, utilizando livros de literatura infanto juvenil;
3. Orientações para realização na sala de aula do “Avançado na Prática” – TP6 página 178;
4. Montagem com os professores de uma sugestão de livros de literatura recomendado para os adolescentes;
5. Realização da atividade 10 da seção 3: Existem boas formas de explorar a literatura na escola?
6. Realização da atividade 11 da seção 3: Leitura do trecho do livro Diário de Rua de Esmeralda Ortiz;
7. Realização da oficina 12 TP6 página 222.

d) Avaliação:
Produção Textual: Memorial do Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário