terça-feira, 1 de setembro de 2009
QUESTÃO DE FORMAÇÃO
Vários pedagogos e estudiosos da educação tem relatado que o ensino de Língua Portuguesa, por muito tmpo, se posicionou sobre assunto de modo bastante negligente, não abordando os motivos empíricos que fazem com que os textos possam ser considerados incoerentes. Quem não se recorda de algum professor que tenha devolvido ao aluno seu exto escrito com uma cruz enorme em vermelho acompanhada da frase "seu texto está incoerente"?Muitas vezes, nessas situações, o aluno recebe a correção, mas não chegam a ele orientações para entender o que pode melhorar no texto e o que faz dele incoerente..
Casos como esse podem revelar um pouco a perspectiva político-didático-pedagógica que o professor adota ou, simplesmente, como foi a sua formação.Basta consultar alguns livros de especialistas que comentam o assunto para perceber que não se trata de um efeito unilateral.Por ezxemplo para INGEDORE KOCH, em O texto e a construção dos sentidos, a coerência textual "diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a construir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadora de sentidos".Diante dessa afirmação da autora, percebemos que a coerência não é algo dado no próprio texto, mas construído por meio dele.(IRAN FERREIRA DE MELO)
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
AMBIENTE FAVORÁVEL AOS ESTUDOS
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
PLANEJAMENTO DAS AULAS
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Memorial de LEITURA
Assim que concluímos o tp 3,foi solicitado aos cursista que fizessem um memorial de Leitura desde o Pré-escola à oitava série,ensino médio e universidades. Foi muito interessante pois pude observar o engajamento da sala em lembrar-se de coisas boas, ruins, e que de certa forma contribuiu para seu progresso como leitor ou não e de certa forma despertá-los para leituras prazeirozas;
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