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terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUESTÃO DE FORMAÇÃO

Vários pedagogos e estudiosos da educação tem relatado que o ensino de Língua Portuguesa, por muito tmpo, se posicionou sobre assunto de modo bastante negligente, não abordando os motivos empíricos que fazem com que os textos possam ser considerados incoerentes. Quem não se recorda de algum professor que tenha devolvido ao aluno seu exto escrito com uma cruz enorme em vermelho acompanhada da frase "seu texto está incoerente"?Muitas vezes, nessas situações, o aluno recebe a correção, mas não chegam a ele orientações para entender o que pode melhorar no texto e o que faz dele incoerente.. Casos como esse podem revelar um pouco a perspectiva político-didático-pedagógica que o professor adota ou, simplesmente, como foi a sua formação.Basta consultar alguns livros de especialistas que comentam o assunto para perceber que não se trata de um efeito unilateral.Por ezxemplo para INGEDORE KOCH, em O texto e a construção dos sentidos, a coerência textual "diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a construir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadora de sentidos".Diante dessa afirmação da autora, percebemos que a coerência não é algo dado no próprio texto, mas construído por meio dele.(IRAN FERREIRA DE MELO)

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