quarta-feira, 16 de setembro de 2009
ACONTECEU EM BURITI
I ENCONTRO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS(ENEJA)
Com a participação do corpo docente,alfabetizadores, diretores,gestores locais,poder legislativo, com depoimentos de Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de jovens e adultos (EJA), TROCA DE EXPERIÊNCIAS com o projeto Literatura de Cordel e Nosso Povo,Nossa Cultura.Foi bem positivo esta ação pois na oportunidade os cursistas do GESTAR II FORAM TAMBÉM convidados e perceberam a importância deste momento para nosso município.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS
Acompanhamento Pedagógico
Seminário do Complexo Educacional Carmem Costa
Os cursistas do Gestar organizaram um seminário dia 15 de Agosto sobre o aniversário da Escola e aproveitaram para apresentar vários textos dos alunos, poesias, e exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala;é muito gratificante perceber a atuação dos cursistas nas sua escolas e a importância dos coordenadores das escolas estarem envolvidos no PROGRAMA pois o reflexo é notável. Parabens !!!!
terça-feira, 1 de setembro de 2009
FALTA DE LÓGICA SEMÂNTICA
O CÉU
O céu vai longe e
tão perto
O céu fica em cima do teto
O céu tem as quatro
estações
Escurece de noite,
amanhece com o sol
O céu serve a todos O céu ninguém pode pegar
O céu cobre a terra e a lua
Entra dentro do quarto,
rua do avião
Dentro do universo mora
o céu
O céu para-quedas e saltos
O céu vai do chão para o alto
O céu sem começo e
sem fim
Para sempre serei seu fã
Olhai pro céu, olhai
pro chão
(NANDO REIS E MARISA MONTE)
QUESTÃO DE FORMAÇÃO
Vários pedagogos e estudiosos da educação tem relatado que o ensino de Língua Portuguesa, por muito tmpo, se posicionou sobre assunto de modo bastante negligente, não abordando os motivos empíricos que fazem com que os textos possam ser considerados incoerentes. Quem não se recorda de algum professor que tenha devolvido ao aluno seu exto escrito com uma cruz enorme em vermelho acompanhada da frase "seu texto está incoerente"?Muitas vezes, nessas situações, o aluno recebe a correção, mas não chegam a ele orientações para entender o que pode melhorar no texto e o que faz dele incoerente..
Casos como esse podem revelar um pouco a perspectiva político-didático-pedagógica que o professor adota ou, simplesmente, como foi a sua formação.Basta consultar alguns livros de especialistas que comentam o assunto para perceber que não se trata de um efeito unilateral.Por ezxemplo para INGEDORE KOCH, em O texto e a construção dos sentidos, a coerência textual "diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a construir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadora de sentidos".Diante dessa afirmação da autora, percebemos que a coerência não é algo dado no próprio texto, mas construído por meio dele.(IRAN FERREIRA DE MELO)
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