Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Quando existe a interação cursista e formador, sempre dará certo os planejamentos organizados conforme suas dificuldades equlibrando sua experiências, sendo um suporte descentralizado para realização de suas práticas pedagógicas . ALEIDE JOSSE

REGISTROS DO ACOMPANHAMENTO ZONA URBANA

FOTOS DOS ENCONTROS

ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

Visitei alguns povoados nos dias 07 e 08 de outubro para ajudá-los na elaboração do projeto, tirando dúvidas, esclarecendo a importância do projeto para sua sala e sua escola. Organizei inicialmente um roteiro das escolas e além dos plantões pedagógicos as oficinas do projeto tem sido enriquecedora para o desempenho dos cursistas. ALGUMAS escolas da zona urbana e rural já iniciaram a execução do projeto. AS que ainda não concluíram na elaboração do projeto é justamente por conta das dificuldades no ato da elaboração e a carga horária dos mesmos que tem sido cansativa. Os cursistas também agendaram as visitas em sala e tive a oportunidade de participar de coisas belíssimas e bem elaboradas,quando os cursistas não podem ir ao plantão eu agendo com os mesmos em suas escolas e tem sido muito proveitoso.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TURMAS LINDAS!!!!!!!

REFLEXÕES DO MÊS DE OUTUBRO

No dia 03 de outubro de 2009 foram trabalhadas as unidades 19 e 20 do TP-5. Pela manhã iniciamos com a leitura de um texto do Professor Dioney o vôo da asa branca: Uma reflexão sobre a lingüística e o ensino de língua portuguesa. Foi discutida várias situações dentro da perspectiva de leitura e as construções de leitura que fazemos ao longo de nossa vida e que a coerência e a coesão dentro desta diversidade de falares é também de suma importância em seguida distribui individualmente aos cursistas perguntas digitadas e um tema específico para os mesmos desenvolverem um texto apartir de suas respostas. O QUE ACONTECEU? QUANDO ACONTECEU? COMO ACONTECEU? QUAL FOI O DESFECHO DA HISTÓRIA? Foi muito interessante acontecer esta produção no início, pois otimizou o trabalho dos mesmos para esclarecerem suas dúvidas concernentes à coesão foi notável essa dificuldade principalmente quando perceberam ao longo desta manhã que não só os conectivos outrora usados fazem parte da coesão textual, mas que para ser um unidade textual existem várias situações e formas de torná-lo coeso. Quando terminaram foi recortado os parágrafos e entregue aos mesmos para organizarem o texto do colega, dar continuidade as suas idéias. Responderam algumas atividades inclusive a da receita do TP-5. No período da tarde foram apresentados slide sobre os pedacinhos RÉPLICA DO LIVRO PEQUENO PRÍNCIPE refletindo sobre esses pedacinho que construímos e deixamos em nossas escolas, em nosso círculos de amizade em geral, depois iniciamos com a unidade 20 lendo o ponto de chegada e foi feita a divisão dos grupos para organizarem-se e defenderem em forma de seminário a unidade referencial. No final das atividades solicitei que trouxessem vários textos publicitários ou objetos no nosso próximo encontro no qual será realizada a oficina. Percebi as dificuldades encontradas pelos cursistas e socializaram o que fizeram e uma cursista trouxe até registros em DVD “s para enriquecimento de suas experiências, houve uma empolgação na sala e avaliação daquele dia foi positiva , pois os mesmos destacaram a importância dessa troca de experiências como referencial de suas práticas; pois os que outrora não traziam seus relatório escritos entregaram suas atividades e estive lendo seus relatórios e o progresso desta sala é notável.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quarto Encontro

· No dia 29 de agosto foram trabalhadas as unidades 17-Unidade 18 Coerência Textual. Discutimos todos os tópicos das unidades detalhadamente para ilustrar e fundamentar nossas discussões apresentei os slides sobre Estilos (vários estilos). Fizemos a leitura compartilhada do poema “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira e discutimos a sonoridade e refletimos sobre o ampliando nossas referências, sobretudo a fantasia e a parafantasia das palavras. Depois da apresentação dos slides para aprofundar os questionamentos sobre os assuntos tratados nessas unidades. Foi feita a divisão dos grupos para socialização das experiências.... Na seqüência, os professores relataram suas experiências e a atividade mais trabalhada foi a unidade 18, O avançando na prática da página 105 seção “as partes do todo” que propõe um trabalho bem articulado sobre coerência textual. Também foram realizadas algumas atividades do AA5. Houve bastante troca de experiências e as discussões foram contundentes. · O trabalho como coerência deve ser permanente no dia-a-dia do Professor de Português. Em seguida fomos para realização da proposta de trabalho a partir de textos publicitários. São textos que necessitam ser trabalhados permanentemente na sala de aula, uma vez que é um forte instrumento para desenvolver criticidade e cidadania. Depois foram distribuídas diversas propagandas para que, em grupos, os professores as analisassem. · Houve várias discussões e esclarecimentos sobre os textos. · Foi uma atividade enriquecedora e os professores se sentiram bem à vontade para expor suas analises por meio de cartazes e reflexões. · Avaliamos aquele dia e percebi claramente como foi proveitosa a participação dos cursistas e que os pontos positivos e negativos foram expostos no cartaz “o que trouxe e o que levo”. Bem marcantes e reflexivos.