sexta-feira, 23 de outubro de 2009
REFLEXÕES DO MÊS DE OUTUBRO
No dia 03 de outubro de 2009 foram trabalhadas as unidades 19 e 20 do TP-5. Pela manhã iniciamos com a leitura de um texto do Professor Dioney o vôo da asa branca: Uma reflexão sobre a lingüística e o ensino de língua portuguesa. Foi discutida várias situações dentro da perspectiva de leitura e as construções de leitura que fazemos ao longo de nossa vida e que a coerência e a coesão dentro desta diversidade de falares é também de suma importância em seguida distribui individualmente aos cursistas perguntas digitadas e um tema específico para os mesmos desenvolverem um texto apartir de suas respostas.
O QUE ACONTECEU?
QUANDO ACONTECEU?
COMO ACONTECEU?
QUAL FOI O DESFECHO DA HISTÓRIA?
Foi muito interessante acontecer esta produção no início, pois otimizou o trabalho dos mesmos para esclarecerem suas dúvidas concernentes à coesão foi notável essa dificuldade principalmente quando perceberam ao longo desta manhã que não só os conectivos outrora usados fazem parte da coesão textual, mas que para ser um unidade textual existem várias situações e formas de torná-lo coeso. Quando terminaram foi recortado os parágrafos e entregue aos mesmos para organizarem o texto do colega, dar continuidade as suas idéias. Responderam algumas atividades inclusive a da receita do TP-5. No período da tarde foram apresentados slide sobre os pedacinhos RÉPLICA DO LIVRO PEQUENO PRÍNCIPE refletindo sobre esses pedacinho que construímos e deixamos em nossas escolas, em nosso círculos de amizade em geral, depois iniciamos com a unidade 20 lendo o ponto de chegada e foi feita a divisão dos grupos para organizarem-se e defenderem em forma de seminário a unidade referencial. No final das atividades solicitei que trouxessem vários textos publicitários ou objetos no nosso próximo encontro no qual será realizada a oficina.
Percebi as dificuldades encontradas pelos cursistas e socializaram o que fizeram e uma cursista trouxe até registros em DVD “s para enriquecimento de suas experiências, houve uma empolgação na sala e avaliação daquele dia foi positiva , pois os mesmos destacaram a importância dessa troca de experiências como referencial de suas práticas; pois os que outrora não traziam seus relatório escritos entregaram suas atividades e estive lendo seus relatórios e o progresso desta sala é notável.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Quarto Encontro
· No dia 29 de agosto foram trabalhadas as unidades 17-Unidade 18 Coerência Textual. Discutimos todos os tópicos das unidades detalhadamente para ilustrar e fundamentar nossas discussões apresentei os slides sobre Estilos (vários estilos). Fizemos a leitura compartilhada do poema “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira e discutimos a sonoridade e refletimos sobre o ampliando nossas referências, sobretudo a fantasia e a parafantasia das palavras. Depois da apresentação dos slides para aprofundar os questionamentos sobre os assuntos tratados nessas unidades. Foi feita a divisão dos grupos para socialização das experiências.... Na seqüência, os professores relataram suas experiências e a atividade mais trabalhada foi a unidade 18, O avançando na prática da página 105 seção “as partes do todo” que propõe um trabalho bem articulado sobre coerência textual. Também foram realizadas algumas atividades do AA5. Houve bastante troca de experiências e as discussões foram contundentes.
· O trabalho como coerência deve ser permanente no dia-a-dia do Professor de Português. Em seguida fomos para realização da proposta de trabalho a partir de textos publicitários. São textos que necessitam ser trabalhados permanentemente na sala de aula, uma vez que é um forte instrumento para desenvolver criticidade e cidadania. Depois foram distribuídas diversas propagandas para que, em grupos, os professores as analisassem.
· Houve várias discussões e esclarecimentos sobre os textos.
· Foi uma atividade enriquecedora e os professores se sentiram bem à vontade para expor suas analises por meio de cartazes e reflexões.
· Avaliamos aquele dia e percebi claramente como foi proveitosa a participação dos cursistas e que os pontos positivos e negativos foram expostos no cartaz “o que trouxe e o que levo”. Bem marcantes e reflexivos.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
ACONTECEU EM BURITI
I ENCONTRO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS(ENEJA)
Com a participação do corpo docente,alfabetizadores, diretores,gestores locais,poder legislativo, com depoimentos de Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de jovens e adultos (EJA), TROCA DE EXPERIÊNCIAS com o projeto Literatura de Cordel e Nosso Povo,Nossa Cultura.Foi bem positivo esta ação pois na oportunidade os cursistas do GESTAR II FORAM TAMBÉM convidados e perceberam a importância deste momento para nosso município.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS
Assinar:
Postagens (Atom)